A IFLA elaborou um Relatório sobre as inúmeras referências aos contributos das bibliotecas nos Relatórios Voluntários Nacionais apresentados no último High Level Political Forum 2023.
Pela primeira vez, mais de metade dos Relatórios apresentados sobre os esforços nacionais para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) apresentadas nas Nações Unidas, fazem referência aos contributos das bibliotecas (53%). Além das referências do apoio das bibliotecas ao desenvolvimento sustentável, o trabalho das bibliotecas é reconhecido como um contributo praticamente praticamente para todos os ODS (à exceção do ODS 7), bem como para a ampla sensibilização para os mesmos. Os ODS mais associados às bibliotecas são o ODS 4, 9 e 11, seguidos pelo 10 e 16. Os exemplos partilhados fornecem uma excelente base para que outros países reflitam sobre como podem tornar as bibliotecas parte de esforços mais amplos para cumprir os ODS, quer individual, quer coletivamente, mostrando o que já é possível fazer e defendendo a inclusão das bibliotecas no planeamento e nas políticas de desenvolvimento sustentável.
Este relatório explora e analisa essas referências, podendo ser utilizado como ferramenta de pressão para um cada vez maior reconhecimento do contributo das bibliotecas. Através dos seus recursos, materiais, espaços, equipas, e da programação que oferecem – as bibliotecas estão no centro de suas comunidades, desenvolvendo serviços para atender às necessidades dessas comunidades. Embora tradicionalmente a sua missão seja a de garantir o acesso à informação, essa missão poder-se-á traduzir numa ampla variedade de serviços e atividades que dificilmente poderão ser rotulados como sendo de uma ou de outra área política (educação, cultura ou investigação, entre outras).
